sexta-feira, 15 de março de 2013

Top 5 - Filmes - Década de 90



      1)  O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs – 1991)


Resumo: Para descobrir quem é o serial killer que arranca a pele de suas vitimas, a agente do FBI, Clarice Starling precisa conversar com o psicopata Dr. Hannibal Lecter, preso acusado de canibalismo.

Opinião: Anthony Hopkins no papel mais brilhante de sua carreira, numa performance assustadora e insana num filme violento e marcante.

      2)  Clube da luta (Fight Club – 1999)


Resumo: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. (fonte: AdoroCinema)

Opinião: Filme fantástico embora extremamente violento. Dirigido por David Fincher (que tem outros filmes excelentes no currículo). As interpretações de Edward Norton e Brad Pitt são excelentes e a estética do filme retrata bem o mundo sujo, feio e violento daquelas pessoas, mais um ponto acertado de Fincher. É uma obra ousada, com um final polêmico e surpreendente. Realmente um filme que precisamos assistir.

      3)    Fogo contra fogo (Heat – 1995)


Resumo: Um roubo é realizado e três policiais são mortos. O detetive vivido por Al Pacino é designado para o caso e tem que enfrentar um bandido perigoso e astuto vivido por Robert DeNiro.

Opinião: A grande obra-prima de Michael Mann. O encontro de dois atores fantásticos que, embora dividam uma única cena, fazem desta a melhor cena do filme. Um tenso jogo de gato e rato onde os personagens são construídos sem pressa e com muitos nuances. Tem uma fotografia linda com belas imagens da cidade de Los Angeles, especialmente à noite e conta também com a interpretação fenomenal de dois monstros do cinema: Pacino e DeNiro.

      4)    Cães de aluguel (Reservoir Dogs – 1992)


Resumo:  Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável. (Fonte: AdoroCinema)

Opinião: Tarantino, diretor e roteirista do filme, cria uma trama contada de forma não linear, cheia de personagens saborosos, introduzidos na incrível cena no restaurante onde somos apresentados a cada um deles (com os criativos nomes das cores!) e a suas idiossincrasias. As interpretações são fantásticas e o uso que o Tarantino faz da câmera é perfeito. O primeiro filme dele, já explosivo, violento, pop e vibrante. Imperdivel!

5)    Os Suspeitos (The Usual Suspects – 1995)


Resumo: Cinco suspeitos são detidos em uma delegacia de polícia de Nova York por causa de um crime. Durante a detenção, eles chegam a um acordo e se unem para realizar um grande trabalho. Porém, eles não imaginam que todos são apenas marionetes na mão de alguém mais poderoso, que os está usando, e a dúvida que permanece até a grande revelação final é: quem é essa pessoa? (Fonte: Cineplayers)


Opinião: Um dos suspenses mais inteligentes e surpreendentes da história do cinema. Com um roteiro intrincado e muito bem planejado o filme também conta com interpretações inspiradas de Gabriel Byrne e Kevin Spacey. Tem uma trilha sonora ótima e a direção de Brian Singer é segura e envolvente. O final do filme é um caso a parte, com a impactante revelação final. 

Posted by Alê

2 comentários:

  1. Adorei as dicas!

    Flor, tem tag pra vc no meu blog
    bosquedaleitura.blogspot.com/2013/03/TagdaMynda.html

    bjos
    Evy

    ResponderExcluir
  2. Oi, tem um selinho pra você lá no meu blog:
    http://terapiadolivro.blogspot.com.br/2013/03/selinho-1.html
    Bj

    ResponderExcluir