segunda-feira, 25 de março de 2013

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia



Em a "Senhora da Magia"- primeiro volume de "As Brumas de Avalon" - temos o início de toda a lenda arturiana contada através da visão feminina da época, que segundo essa versão da lenda exercia grande poder por trás do trono.

Já nos primeiros capítulos somos apresentados a Igraine - irmã da Senhora de Avalon, Viviane, que foi dada em casamento aos 15 anos contra a sua vontade ao Duque da Cornualha, Gorlois, um homem muito mais velho do que ela. Igraine sofre muito dentro desse casamento, ela é espancada e humilhada pelo marido. Mas desse casamento, ela tem uma filha Morgaine - futura sacerdotisa da grande Deusa.
De início, me compadeci em relação a Igraine, por conta do seu sofrimento, mas logo quando vai chegando o fim de sua passagem na história fiquei com uma outra visão dela. Percebi o quanto ela era egoísta a sua maneira, e isso se mostra muito evidente quando ela é feita Rainha de Uther e se torna uma mãe ausente deixando Morgaine e Gwydion (Arthur) de lado para viver somente por seu marido. É mostrado um romance intenso entre os dois, pois antes de Uther se tornar o Grande Rei, ele e Igraine acabam que descobrindo, por meio de sonhos, que já haviam se conhecido de outra vida. É visível na personalidade de Igraine também seus conflitos com a religião. Embora, tenha sido criada na Ilha de Avalon sob a religião da Grande Deusa até os 15 anos, vemos nela valores cristãos. Tanto é que quando seu marido, Gorlois, morre, ela abandona de vez a religião pagã e se torna cristã.

Gostei muito de como Morgaine foi retratada nessa história, ela não foi posta como a grande vilã como estamos acostumados a ver em filmes e até mesmos em outros livros. Morgana das Fadas é assim que é conhecida também, por causa de sua aparência - é descrita no livro como sendo de estatura pequena, com cabelos e olhos negros - descendente do povo encantado. Ela não se parece nada com sua mãe, Igraine ou com sua tia Morgause, pois ambas são altas e tem cabelos vermelhos. Morgaine se parece com sua tia Viviane com quem vai viver aos 11 anos de idade para se tornar uma sacerdotisa da Grande Deusa. Particularmente, apesar de gostar muito dessa versão da história, gostaria de ter lido mais a respeito de Morgaine na corte de Uther quando ainda era criança e começava a descobrir que tinha a visão. Seria uma visão mais profunda de seu perfil psicológico. 
Em Avalon, Morgaine começa o seu treinamento para se tornar sacerdotisa. Tudo corre bem até o momento em que deve cumprir um ritual - o casamento com a terra - e acaba descobrindo algo que a faz começar a nutrir um grande ódio por Viviane. Assim começa a ser traçada sua parte na história mais precisamente.

Viviane, a Senhora de Avalon - é quem demonstra toda força feminina, pois é através dela que Uther Pendragon é posto no trono e é por causa dela que Arthur é feito Grande Rei, o Rei que salvará a Bretanha, que unificará os reinos menores e tratara a todos com igualdade. Ela vive somente para a Deusa, nunca amou ninguém além de sua filha que morreu alguns dias depois de nascida e Morgaine a quem confidenciou que a mesma um dia viria a odia-la, o que de fato acabou acontecendo. Em momentos de reflexões vemos Viviane se questionando do por que de ter dado Igraine em casamento; a vemos refletindo a respeito de não ter amado nenhum homem de verdade; e cumprindo apenas seus deveres com relação a Deusa. Mas ao final do livro quando Uther morre e este, em uma visão, aparece para ela, ela acaba dando a impressão de tê-lo amado, e em uma outra visão repentina, ela compreende que já o havia conhecido de outra vida também, mas que eles não haviam se reconhecido nesta. (referência a Atlantida). Minha opinião a respeito de Viviane é que nem sempre ela fez as coisas que fez porque a Deusa assim o desejava, de uma forma ou de outra ela estava fazendo a vontade dela mesma. Até mesmo Merlin a adverte em relação a isso em uma passagem da história. 
Gostaria de ficar escrevendo sobre todas as outras personagens, mas essas três são as mais importantes nesse primeiro livro. No tocante a religião vemos o conflito entre a religião pagã e cristã, mas fica muito bem enfatizado pelo lado pagão de que todos os deuses são um só e a vontade da co-existência com os cristãos. Já pelo lado da religião cristã não se tem essa mesma idéia. 
A história, como disse anteriormente, é contada através da visão feminina, e na antiga religião de Avalon o homem não era tido como o centro do poder e sim as mulheres o que acaba gerando outro conflito com o cristianismo. Isso fica claro numa passagem da história:

“ O destino da mulher era de ficar sentada em casa, no castelo ou na cabana - havia sido assim desde a chegada dos romanos. Antes disso, as tribos celta seguiam os conselhos de suas mulheres, e mais ao norte existia uma ilha de mulheres guerreiras que faziam armas e ensinavam os chefes a usá-las”.

Marion Zimmer Bradley, já falecida infelizmente, nos deu um grande clássico. Esse foi o primeiro livro sobre as lendas do Rei Arthur que li, e foi por ele que nasceu todo meu fascínio por essa história que é tão rica em personagens e que é recontada por muitos com diferentes versões.  

"... Um dia também os padres a contarão, tal como a conhecem. Talvez entre as duas se possam perceber alguns lampejos de verdade... A verdade tem muitas faces..." (Morgaine - no prólogo do livro).

Esse é um livro excelente, para mim foi uma releitura, pois já o tinha lido há alguns anos atrás e relê-lo foi muito gratificante, consegui ter uma visão bem mais profunda das personagens. Recomendo muito para quem quiser se aventurar nas lendas arturianas.

PS Há um filme que foi feito para televisão no formato de uma minissérie. O filme é muito bom também, mas não tanto quanto os livros. Há algumas diferenças entre os livros e o filme.

posted  by Fê

7 comentários:

  1. Eu sou muito fã das lendas Arturianas, ainda não li As Brumas de Avalon, vi o filme, e morro de vontade de ler. Esse ano comprei o box das Crônicas de Artur, ainda não li. Coloquei as Brumas na minha lista de desejados, vamos ver se eu consigo ler!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Patty

    Eu também sou muito fã das lendas Arturianas, não me canso de ler a respeito mesmo sabendo o que espera no final. Particularmente, gosto muito dessa saga de "As Brumas de Avalon", acho que a autora foi genial na maneira em como retratou/contou essa história. Você disse que já viu o filme, logo quando ler os livros você notará as diferenças. Eu prefiro bem mais os livros.

    Quero muito ler "As Crônicas de Artur", está na minha lista de espera também.

    Obrigada pela sua visita!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei esse livro, li apenas o primeiro até agora. Gosto dos jogos de poder e da maneira como os acontecimentos são manipulados nos bastidores. Considero esta uma das maiores histórias já escritas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita. Esses livros são muito bons mesmo. É a segunda vez que os estou lendo. Também concordo com você, essa é uma das melhores histórias já escritas! = )

      Excluir
  4. Comprei os livros em uma promoção do submarino. Minha mãe sempre falou muito bem da série. Disse que leu quando era jovem e amou. Não sabia que tinha filme.

    http://meupaginometro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Meu Paginometro rs

    O filme é muito bom, como citei acima há algumas diferenças, mas vale muito a pena assistir.

    Obrigada pela visita! =)

    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. É uma história maravilhosa, quero acabar de ler os livros para assistir ao filme.
    Não tinha lido nada até hoje sobre a história do rei Artur, e lendo agora através da visão das mulheres, vejo que fiz uma boa escolha...
    Bjos

    http://desejoinquieto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir