sábado, 26 de janeiro de 2013

Feios - Spoilers - by Fê

Aqui vai as minhas impressões de "Feios" do autor Scott Westerfeld. Ainda não terminei de ler toda a série. Estou terminando de ler o segundo volume "Perfeitos".

A série é composta por quatro livros: "Feios", "Perfeitos", "Especiais"e "Extras".

A história gira em torno de  Tally Youngblood que é uma garota que mora na Vila dos Feios e está prestes a completar 16 anos. Tudo o que ela mais quer é se tornar Perfeita, morar em Nova Perfeição, fazer novos amigos e participar de festas - coisas borbulhantes todos os dias. 
Mas para se tornar perfeita, ela precisa esperar pelos seus 16 anos para ganhar um presente do governo. E qual é o presente?? Uma operação plástica que vai corrigir todas as suas imperfeições, a começar pela sua pele que será trocada por outra, seus ossos que serão substituídos por uma liga artificial e  mudanças também no tamanho de seus olhos e lábios.
No decorrer da história vão se revelando uma série de segredos a respeito dos perfeitos. Isso se dá quando Tally é obrigada a ir para "Fumaça"- local onde vivem os feios que fugiram de Vila Feia - como espiã atrás de sua amiga Shay que havia fugido. Lá Tally conhece David e aí se dá uma série de complicações.

O final desse livro é surpreendente. Não recomendo que leiam a última página do livro, pois podem perder a surpresa do final.

Sobre a Tally: Eu num gostei muito dela à princípio. Achei que desde o primeiro capítulo ela só tomou as decisões erradas, mas no decorrer da história  percebi o quão humana ela era, o fato de não conseguir falar o que ela precisava, a insegurança, o modo como ela tenta compensar as coisas que ela julga ter feito. Estou dizendo isso, porque em nenhuma parte, pelo que me lembro, a vejo lamentando ou se diminuindo por conta dos acontecimentos. Não foquei muito nos outros personagens, apesar de ter gostado muito da Shay. 

O autor, na minha opinião, foi genial, ele criou uma história futurista, onde nós tidos como "Enferrujados" não existimos mais, somente as ruínas de nossas cidades continuam de pé. Mas o mais legal é de como isso aconteceu, não foi um terremoto, um furacão ou uma invasão alienígenas que nos destruiu e sim uma bactéria que ao se contaminar o petróleo destruiu sua estrutura. 
Outra  coisa genial que achei foram as flores brancas. Quando Tally está indo para "Fumaça", local onde vivem os Enfumaçados - feios que não passaram pela operação (tipo de um grupo rebelde, por assim dizer) - ela se depara com um lindo vasto campo de flores brancas (orquídea-tigre branca) e logo depois ela descobre que aquelas lindas flores afastavam outras espécies de plantas, acabavam com as árvores e a grama.
(As flores brancas, que eram uma das plantas mais raras no mundo na época dos Enferrujados valiam mais que uma casa um único bulbo. Então uma enferrujada modificou a espécie genéticamente para que se espalhasse mais facilmente com a finalidade de usa-las como moedas de troca.)

Pra finalizar, nesse livro tem muita crítica social que nos faz refletir sobre muitas coisas. Recomendo a todos que o leiam. 

Vou deixar aqui uma pergunta que consta na capa do segundo livro da série:

"O que acontece quando ser perfeito não basta?


Posted by Fê

8 comentários:

  1. Concordo com você em praticamente tudo. Acho esse um dos livros que todos deveriam ler, cheio de criticas como você mesma disse, que nos faz para e pensar sobre como levamos a vida.
    (http://entaoleia.weebly.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo contigo tbm! Vivemos num mundo onde realmente as pessoas julgam as outras pelas aparências. E o Scott nos mostra de maneira bem clara isso.

      Obrigada pela visita! =)

      Fernanda

      Excluir
  2. O livro realmente é muito bom, afinal além de ser um a montanha russa de emoções (apresenta ação, suspense, aventura e uma dose amor) o autor consegue criticas o modo como a sociedade vive atualmente de forma leve e natural.
    Observando a sua resenhas percebi que temos gostos parecidos e por isso adorei seu post, parabéns!
    p.s.: Obrigada pela visitinha lá no blog! *.*
    Beijos.

    http://densidadefemininaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! temos gostos parecidos! Quero muito ler um outro livro do Scott que terá uma trilogia chamado "Levitã", as resenhas que já li dizem que é muito bom.
      Obrigada vc pela sua visita! =)

      Fernanda

      Excluir
  3. Respostas
    1. Com certeza! Uma das melhores distopias que já li! =)
      Obrigada pela visita! =)

      Fernanda

      Excluir
  4. Feios é uma trilogia maravilhosa, não poderia vir de ninguém mais do que Scott Westerfeld. Aborda temas super atuais que são para se refletir. Super recomendo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Camila, concordo com vc! São histórias assim que nos enrriquecem como leitores.

      Obrigada pela visita!

      Fernanda

      Excluir