quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os Instrumentos Mortais - by Fê



Pra quem gosta de literatura fantástica aqui vai uma dica de uma série de livros que li entre os meses de dezembro/2012 e Janeiro/2013. - "Os Instrumentos Mortais" by Cassandra Clare que está sendo lançado aqui no Brasil pela editora GALERA RECORD.

Vou começar colando aqui uma pequena sinopse do Wikipedia e depois vamos as minhas impressões.

Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate da moda em Nova York, e o maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o truculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um crime, e não um crime qualquer: um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar.
Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo, Simon, que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonitinho de cabelo azul... Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua enxerga os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto — aliás, era mesmo um menino?
Mas ela nem tem tempo de tomar uma decisão; logo os assassinos se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas de língua muito afiada —, a vida de Clary nunca mais será a mesma. Mesmo.

Como disse anteriormente comecei a ler essa série de livros entre dezembro/2012 e janeiro/2013. Mas comecei a me interessar mesmo depois de ler e assistir várias resenhas tanto de outros blogs quanto no youtube fazendo comparações a Harry Potter e ao seriado Buffy.

Em relação a Harry Potter isso se deve ao mundo criado por Cassandra Clare quando ela nos apresenta os Caçadores de Sombras e da existência do país de origem dos mesmos "Idris". Enquanto lia essa parte da história muito me lembrei de Hogwarts. Idris não é igual a Hogwarts, mas é aquele lugar endereçado somente a um determinado público, no caso, os Caçadores de Sombras.

Comparando a Buffy, já encontrei algumas semelhanças dentro do comportamento de Jace, não que a Buffy tenha a mesma personalidade de Jace, não, são bem diferentes, o que quero dizer é a semelhança do sarcasmo de Jace em algumas cenas. Buffy era sarcástica também em algumas cenas de luta.
Outra ponto também é que os caçadores de sombras, eles tem umas laminas especiais - estelas, então quando eles matam um demônio o mesmo desaparece, volta pra onde não devia ter saído rs. E isso muito me fez recordar das cenas de luta de Buffy quando a mesma matava os vampiros e eles simplesmente desapareciam, viravam pó.

O enredo desses livros é bem empolgante, tem um ritmo agitado e está sempre acontecendo alguma coisa. Já ao final do primeiro volume, acontece uma coisa gente.. que você sabe que não é, você prevê que não seja, mas você fica com aquele Q de e se? rs Tenho que confessar que não aguentei e procurei por spoilers antes de começar a ler o segundo volume. #feio eu sei! mas eu não vou contar pra vocês rs. No segundo volume acontecem várias coisas legais, mas é um pouco cansativo. Já o terceiro volume é muito legal e outra todos os conflitos gerados desde o primeiro volume são resolvidos e você fica bem satisfeito ao termino. 
O quarto volume já  tem conflitos novos, mas não vou me basear muito nele, porque quero antes ler City of Lost Souls antes de opinar.

Alguns personagens - (não vou falar de todos).

Quanto aos personagens, particularmente gostei de todos, mas é claro que alguns nem tanto. Por exemplo, a Clary, no início, até gostei dela, mas no decorrer da história ela se torna um pouco irritante, na verdade, ela tem alguns aspectos infantis - Porém, ela é uma personagem que é forte, tem atitude, tudo bem que algumas vezes ela se questiona se o Jace gosta dela ou não, mas num fica choramingando pelos cantos.
Já o Jace, bom o Jace no começo é irritante, muito sarcástico, mas logo você começa a gostar dele por conta da personalidade. Diria que o Jace é o personagem com personalidade mais desenvolvida, apesar da história girar mais em torno da Clary.
O Simon, é aquele cara do tipo "amigão", é um personagem muito importante também e é ele quem dá uma certa segurança, estabilidade pra Clary, acho que se não existisse ele na história, com certeza, iria estar faltando alguma coisa.

Pra finalizar - 

Aqui no Brasil já foram lançados os primeiros 4 volumes. O quinto volume, se não me engano, será lançado aqui pro o final do ano.

Os volumes são: Cidade dos Ossos, Cidade de Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos e City of Lost Souls

Esse ano também teremos o filme - Cidade dos Ossos. Segue o trailer abaixo:




PS Esse ator que é interpreta o Jace, ele era o Arthur naquela série que foi cancelada "Camelot". Lá ele dava uma impressão de ser mais velho. =S

15 comentários:

  1. Nossa, eu ganhei os 4 volumes de Os Instrumentos Mortais e o primeiro volume de As Peças Infernais e devorei todos eles em um mês. Amei essa série, especialmente pelo Jace que mostra muita atitudo e (principalmente nos primeiros livros) segurança de si. Quanto à Clary eu tinha que ficar me lembrando que ela tem apenas 15 anos no primeiro livro porque é exatamente assim que ela age.
    De modo geral, de sagas está entre as minhas preferidas (junto com Harry Potter e Hush Hush)
    Já sobre o ator, eu conheci em Sweeney Todd (musical com o Johnny Depp que eu ja assisti umas 30 vezes) depois veio aquele papel (horrivel) em crepúsculo e a participação em Harry Potter.. devo dizer que ele se mostrou bem diferente em todos os papeis e isso me deixa confiante em relação a atuação dele. Esperando loucamente.
    Único detalhe, vi que iriam lançar City Of Lost Souls em maio (espero que seja mesmo *-*)
    Parabéns pelo post e super concordo com a indicação! :)
    beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza! Ainda não Anjo Mecânico, vou esperar pra comprar a trilogia que já se encontra em pré-venda pelo amazon em inglês. Também gostei muito da série e do Jace então nem tenho palavras rsrs. A personagem da Clary faltou foi desenvolvimento mesmo, por isso ela é infantil e tbm por conta da idade, tenho que concordar.
      Estou pra receber a quadrilogia de hush huss, ainda não li, mas logo, logo teremos resenha por aqui. Já está convidada a comentar =)
      Obrigada pela dica do filme! Amo o Johnny Depp! Na vdd não sei se jã assisti, mas vou procurar.
      O livro alguém tinha me falado que seria pro final do ano, mas se vier em maio \o/!!!!
      Obrigada, e obrigada pela visita!!! =)
      bjs
      Fernanda

      Excluir
  2. Bom, eu li só o primeiro volume até agora, mas os outros três estão na fila. Eu tenho mania de não ler livros de séries em sequência, prefiro ficar intercalando com outros. Apesar de ser um livro juvenil, eu adorei. Quanto ao final do livro, no início eu achei que era, mas depois aconteceram coisas que me levaram a crer que não podia ser, mas no final era mesmo! Eu recomendo, esse livro é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Rita! Obrigada pela sua visita!!!
      Sim, apesar de ser infanto juvenil é muito interessante a história. O final é muito surpreendente e nos deixa um pouco revoltados nesse primeiro livro. Quando ler os outros passe por aqui e deixe suas impressões!

      Mais uma vez: Obrigada pela sua visita!!! =)

      Fernanda

      Excluir
  3. Eu li todos que sairam até agora, inclusive o primeiro de peças infernais, e devo dizer que a autora está de parabéns.
    O livro, pelo menos para mim serviu como uma "válvula de escape" que te leva pra um mundo novo mas ao mesmo tempo conhecido, onde vampiros são exatamente o que conhecemos, lobisomens, fadas e ainda nos apresenta os caçadores das sombras que seriam mais ou menos a polícia de lá.
    Tenho que congratular a autora por uma passagem do livro que eu não havia entendido bem, quanto as fadas quando ela dizia "que te dão algo que você quer, de modo que você se arrependa de já ter algum dia desejado aquilo" eu pensei, e não conseguia imaginar uma situação onde isso poderia acontecer, mas a autora conseguiu (sem spoilers)
    É um livro bom, personagens cativantes, e devo dizer que tê-lo ganho de aniversário foi um prazer imenso.
    Recomendo pra quem quiser algo simples, pra relaxar, fugir um pouco do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloisa! Sim, concordo com você, é uma leitura simples e um escapismo mesmo. Bom, a minha válvula de escape também é por meio da leitura.
      Esse dizer das fadas, no livro, realmente é verdadeiro no mundo real. É só prestarmos atenção às situações que passamos pela vida.

      Obrigada pela sua visita,
      Fernanda

      Excluir
  4. Oii!! Eu já li os três primeiros volumes da série Os Instrumentos Mortais e adorei todos! Com certeza é uma das minhas séries preferidas!
    O livro que eu mais gostei foi o Cidade de Vidro mas esta quase empatado com o Cidade dos Ossos porque o final foi meio chocante hahaha.

    Bjus!
    lendomeuslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que bom que você gostou! Eu também gostei muito. Li os quatros primeiros. Parece que em maio vai sair Cidade das Almas Perdidas.
      O final do primeiro livro, realmente, é muito chocante!

      Visitarei seu blog! =)

      Obrigado pela sua visita,
      Fernanda

      ResponderExcluir

      Excluir
  5. Uma das minhas séries preferidas, de longe! Simplesmente amo o jeito que a Cassandra Clare escreve e o mundo incrível de Caçadores de Sombras e membros do Submundo que ela criou *-* Amo a série toda, mas o final de Cidade dos Anjos Caídos me deixou morrendo de medo do que vai acontecer com as personagens, principalmente Jace, que é meu xodó, rs <3
    Espero muito do filme que vai ser lançado em Agosto, mas confesso que esperava Alex Pettyfer no papel de Jace, não Jamie Campbell. Pra mim, ele não tem o sex appeal que Jace tem x)

    Beeijos
    Bel
    http://cha-depalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela,

      Também preferia que o ator principal fosse o Alex Pettyfer. Acho que ele combinaria mais com a descrição do Jace no livro. Mas, de repente, seremos surpreendidas pelo Jamie Campbell.

      Obrigada pela visita,
      Fernanda

      ResponderExcluir

      Excluir
  6. Já li os dois primeiros livros e a série aparenta ser muito boa. Para mim, o ponto forte é os personagens, são muito bem feitos. Ah, nem preciso falar como estou ansioso para o filme, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro,

      Sim! Estamos todos ansiosos pelo filme! =)

      Obrigada pela visita,
      Fernanda

      Excluir
  7. Eu adoro a série! Jace é um dos meus personagens favoritos, a auto-confiança dele me encanta! Apesar de a história ser aquela bagunça (irmãos/não irmãos) o relacionamento de Clary e Jace é fofo e cômico.
    É uma ótima história !

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda fiquei ate com vontade de ler essa série.Eu to viciada na série da Irmandade da Adaga Negra,e lindo os livros J,R Ward eu to lendo Amante Meu o livro 8 e perfeito demais.Olha a Sinopse

    Sinopse - Amante Meu - Irmandade da Adaga Negra, Livro 8 - J. R. Ward

    Nas sombras da noite de Caldwell, Nova York, desenvolve-se uma furiosa guerra entre os vampiros e os seus assassinos. Há uma Irmandade secreta, sem igual, formada por seis guerreiros vampiros, defensores de sua raça. Enquanto eles defendem a raça dos redutores, a lealdade de um vampiro especial será posta a prova - e sua perigosa natureza será revelada... John Matthew já percorreu um longo caminho desde que foi encontrado vivendo entre os humanos, mas de natureza vampira desconhecida. Recolhido pela Irmandade, ninguém poderia adivinhar qual é sua verdadeira história ou sua real identidade. A bela Xhex lutou contra a atração que sentia por John, mas o destino provou aos dois que o amor é inevitável.

    P.S acho q vou ate comprar o Livro dos Instrumentos Mortais.Fica mais barato se comprar pela net net neh?
    Boa noite bjos ate

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lorrayne,

    Ainda não li essa série da Irmandade da Adaga Negra, já li várias resenhas falando super bem dela, talvez, eu leia, mas vai demorar um pouquinho ainda.

    Sim, eu acho que você vai gostar da série dos Instrumentos Mortais. Leia antes de ver o filme que está chegando.

    PS Creio que o box da saga pela internet sejam mais baratos sim.

    PS Quando ler a saga dos instrumentos Mortais, volte e nos deixe suas impressões! ;)

    Fernanda

    ResponderExcluir