quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Top 5 - Filmes - Década de 40



        1)   A felicidade não se compra (It’s a wonderful life – 1946)


Resumo: No Natal, George Bailey, pensa em suicídio por causa das maldades do homem mais rico da cidade. Até que um anjo é enviado a Terra para mostrar a Bailey o quanto ele é importante para a cidade.

Opinião:  O melhor filme de Natal de todos os tempos. James Stewart consegue transmitir toda a doçura e simpatia do personagem. Sofremos quando ele, mesmo com as melhores intenções, sofre os revezes da vida, choramos quando ele percebe o quão importante ele é para todos aqueles da cidade e abrimos um sorriso imenso ao fim do filme. É o espírito natalino em um belo filme de Frank Capra.

2)       Casablanca (Casablanca – 1942)


Resumo: Rick Blaine é um exilado americano, dono de um bar usado por fugitivos dos nazistas na cidade de Casablanca. Ao ajudar refugiados a fugir para os EUA, Rick reencontra a sua grande paixão do passado, Ilsa, que agora tem outro.

Opinião:  Eu realmente não consegue enxergar em “Casablanca” todo esse romantismo e essa áurea de melhor romance de todos os tempos que as pessoas tanto dizem. Deixando todos esses superlativos de lado, o filme é, realmente, muito bom. E há tantas passagens clássicas, que estão em nossa memória coletiva. Vale a pena ver sim!

           3)   Ladrões de bicicleta (Ladri di biciclette – 1948)


Resumo: Em meio a Itália do pós-guerra, Antonio Ricci é assolado pelo desemprego. Com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada e com ela, consegue um emprego para colar cartazes pela cidade. Porém, logo no primeiro dia, sua bicicleta é roubada. Junto com o filho, ele parte em uma jornada para recuperá-la.

Opinião: Eu considero este um dos filmes mais belos e profundos que já vi em minha vida e um dos mais tristes também. O filme prima em retratar a miséria que imperava na Itália do pós-guerra e a relação construída entre pai e filho durante o longa é tão bonita e singela. Um filme emocionante, comovente e imperdível!

           4) Festim diabólico (Rope – 1948)

Resumo: Dois amigos matam um colega e acham que realizaram o crime perfeito. Para celebrar, decidem fazer uma festa no apartamento onde está o corpo da vitima, dentro de um baú.


Opinião: Pessoalmente, considero este filme um dos melhores do Hitchcock. Passa-se num único cenário, não cortes perceptiveis (o trabalho que o Hitchcock teve para que os espectadores não percebessem os cortes foi insano se considerarmos as limitações da época) e a história é totalmente bem amarrada e construída. Poucos e ótimos personagens seguram ainda mais a trama, com destaque para os dois protagonistas.

              5) Cidadão Kane (Citizen Kane – 1941)


Resumo: Mostra a vida de Charles Kane, sua ascensão de garoto pobre do interior a um magnata milionário das comunicações.

Opinião: Particularmente, Cidadão Kane não é um filme que me atraia. Juro que não consegui entender, até hoje, o que realmente significava aquela palavra (rosebud) dita por Kane em seu leito de morte. Achei a trama bastante confusa, mas gostei demais do trabalho do Orson Welles. Enfim, é um clássico, e como tal, merece ser visto e discutido... nem que seja para criticar.

E vocês, concordam com a lista?? Tem previsões para a década de 50? Espero os seus comentários.

Posted by Alê

3 comentários:

  1. Nossa, do fundo do báu! Kkkk, confesso que não tenho muita paciência pra filmes mais antigos, gosto muito, muito mesmo dos da década de 80.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perca, nas próximas semanas, o top 5 da década de 80! ;)

      Excluir
  2. Rosebud é a marca do trenó dele... no fim, quando ele morre, tudo que ele se lembra é da infância humilde...

    ResponderExcluir