sábado, 2 de fevereiro de 2013

Perfeitos/ Especiais - SPOILERS - By Fê

Terminei o post sobre o livro "Feios"de Scott Westerland com a pergunta que se encontra na capa do segundo volume "Perfeitos". A pergunta era: 

O que acontece quando ser perfeito não basta?

Em Perfeitos, Tally conseguiu tudo o que sempre quis desde o começo, se tornar perfeita e viver em Nova Perfeição participando de festas e fazendo novos amigos.

Seu objetivo no começo do livro é ser aceita entre os Crims. Já que ela tem uma passado criminoso - por ter vivido na Fumaça - então isso já faz dela uma celebridade.

Já nas primeiras páginas, Tally e Shay, vão a uma festa, vestidas de Enfumaçadas, para chamar atenção dos Crims. Durante a festa, Tally se sente observada e tem a impressão de que um Especial está observa-la. Ela começa a segui-lo e por fim descobre que não era um Especial e sim um Feio. De repente flashes de seu passado começam a assalta-la, ela se lembra de que conhece aquele Feio e se lembra de outras pessoas também, inclusive de David.
Em meio aos acontecimentos depois dessa festa, Tally é aceita entre os Crims e conhece o líder do grupo, Zane, que  busca em meio das emoções, ficar borbulhante, para poder pensar por sí mesmo. Tally, então, acaba encontrando um apoio em Zane e dali começa a surgir um novo sentimento de que a perfeição, talvez, não baste.

Depois do final "borbulhante"de Perfeitos, Tally se torna uma Especial e agora ela faz parte das Circunstancias Especiais - chefiada pela Dr. Cable.
Ela e Shay tem a missão de descobrir onde fica a "Nova Fumaça", lugar onde vivem os fugitivos de Vila Feia e Nova Perfeição. 
O fato de Tally ser uma especial agora a torna muito sagaz, ela consegue sentir/ouvir os mínimos ruídos ao seu redor - ela se encontra em um puro contato com a natureza, afinal, agora ela também é uma Cortadora. A história segue, também, com o desejo de Tally de que Zane se torne um Especial e ela vai fazer tudo para que isso aconteça, até mesmo uma promessa a Shay...

Em toda essa série o que chama mesmo a atenção é a crítica social. No primeiro volume, "Feios",  percebemos como as pessoas dentro dessa "sociedade" vêem o mundo ou são levadas a ver. Mas também mostra como "nós"tidos como Enferrujados destruímos o mundo em que vivíamos. É interessante ver como as personagens se indignam quando se fala em guerra, de matar pessoas, derrubar árvores... somos tidos como patéticos aos seus olhos.
O segundo Volume, "Perfeitos", percebemos como as pessoas são seduzidas com as alternativas mais fáceis, vemos uma sociedade perfeita que não se importa com o que está acontecendo ao seu redor,  tem desejos fúteis e somente existe a preocupação de pertencer a um determinado grupinho sem tentar fazer alguma diferença.
Já em Especiais, terceiro volume, encontramos o tema da superioridade, das pessoas se acharem melhores do que as outras. Em algumas cenas vemos Tally com nojo de olhar pra outras pessoas Feios/Perfeitos, ela se acha tão melhor, tão superior a eles que não consegue nem encara-los. 
Chegando a página 275 temos uma conversa entre Shay e Tally que exprime essa idéia de superioridade. Segue abaixo a resposta de Shay a Tally em relação a isso.

"... É como nos ensinaram na escola sobre os "ricos" na época dos Enferrujados. Eles tinham as melhores coisas, viviam mais e não precisavam seguir as regras comuns. E todo mundo achava isso perfeitamente aceitável, mesmo que as pessoas não tivessem feito nada para merecer esses privilégios a não ser ter os coroas certos. Pensar como um Especial faz parte do ser humano. Não é preciso muito esforço para convencer uma pessoa de que ela é melhor do que as outras..."

O Scott foi muito a fundo  nessa parte, porque temos como negar isso? Não vemos por ai coisas assim? digo, em qualquer tipo de situação? Afinal somos "Enferrujados" e realmente não é difícil convencer uma pessoa de que ela é melhor do que as outras. 

Eu, particularmente, gostei muito dessa história, teria dado finais diferentes a alguns personagens, por exemplo, o Zane, acho que o personagem dele foi muito mais bem desenvolvido comparando com o  do David. Mas... 

Bom, não vou começar a ler por agora o quarto volume "Extras", porque não me aguento mais de ansiedade de começar a ler "O Nome do Vento" do Patrick Rothfuss. Então vai ficar mais pra frente a leitura de Extras. E tem vários outros na fila também =S. 

PS Quem quiser responder a pergunta lá do inicio do post, seria muito legal! =)

2 comentários:

  1. Boa série, mas deveria ter acabado no especiais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaque,

      Ainda não li o quarto volume "Extras". Em "Especiais"até que gostei de final, mas mudaria muitas coisas.

      Obrigada pela visita,
      Fernanda

      Excluir