domingo, 3 de fevereiro de 2013

TOP 5 - FILMES - Década de 30


Sempre fui fã de cinema e adoro listas. Por isso, resolvi fazer aqui no blog um top 5 de filmes, por décadas. Lógico que, como em qualquer lista, haverão injustiças e falhas. Até porque há muitos filmes, tidos como ótimos, que eu ainda não tive a chance de assistir. A cada post uma década será contemplada, com um pequeno resumo sobre o filme e a minha justificativa para a escolha do mesmo. Agora, chega de enrolação e vamos ao que interessa:

DÉCADA DE 30 (Será um top 3 devido a quantidade limitada de filmes que assisti desta década)

1º - E o Vento Levou (Gone with the Wind - 1939)


Resumo: Tendo a Guerra Civil Americana como pano de fundo, o filme nos mostra os conflitos, as paixões e os problemas enfrentados por Scarlet O’Hara, vivida por Vivien Leigh. O filme ainda é estrelado por Clark Gable que interpreta Rent Butler, o homem por quem Scarlet nutre uma relação intensa de amor e ódio.

Opinião: É um filme longo e em certos momentos, cansativo. Mas há cenas e diálogos memoráveis e você realmente cria uma relação de empatia pela personagem Scarlet O’Hara, sofrendo e se emocionando junto com ela.

2º - O Mágico de Oz (The Wizard of Oz - 1939)


Resumo: Logo após um tornado atingir sua terra natal, Kansas, Dorothy (Judy Garland) vai parar no mundo de Oz, um lugar habitado por homens de lata, leões covardes, espantalhos e bruxas.

Opinião: Um filme deliciosamente agradável. É tudo muito colorido e os personagens são cativantes e inesquecíveis. As músicas são tolinhas, mas nem isso compromete o clima do filme. Há tantos símbolos que até hoje estão presentes no nosso imaginário. Imperdível!

      3º - A mulher faz o homem (Mr. Smith goes to Washington – 1939)


Resumo: Um jovem do interior vai para o Senado americano, cheio de sonhos e ideias. Mas descobre toda a sujeira da política e como esses homens agem de má-fé. Porém, Smith não se deixa ser manipulado e depois de inúmeras acusações, ele faz um discurso antológico no Senado.


Opinião: Como um bom filme de Frank Capra, ele apela as nossas emoções e acaba sendo uma ode ao idealismo, a decência e a integridade do ser humano. Depois de assisti-lo você sente-se bem, pois o filme traz uma emocionante e comovente mensagem. James Stewart interpreta com maestria o sujeito simples que é enganado, mas dá a volta por cima devido ao seu caráter. 

Posted by Alê

2 comentários:

  1. Eu assisti apenas E o Vento Levou. Já faz alguns anos e achei bem estranho pelo fato de não ser acostumado à assistir com a qualidade de imagem péssima Hahaha' E concordo com você, o filme é muito grande, foi o mais longo que já vi até hoje. Para quem gosta de filmes antigos é uma ótima opção.

    PS: Gostei bastante do novo visual do blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc curtiu o novo visual do blog.
      Realmente é um filme longo demais. Acho q só Cléopatra tem mais tempo de duração.
      A qualidade de imagem nesses filmes antigos é péssima mesmo, mas esse é um dos motivos pelos quais eu adoro ver filmes antigos! rs
      Continue sempre nos prestigiando!

      Excluir