quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Stone Temple Pilots


Bora dos anos 70 pros anos 90? 

Essa semana a banda da vez pra mim foi o Stone Temple Pilots. Então aqui vai um apanhado geral dessa banda que fez parte da trilha sonora da minha vida durante muito tempo! =)

Stone Temple Pilots é uma banda Americana dos anos 90 de San Diego, California.
O som da banda é considerado uma mistura do rock alternativo dos anos 80 e 90 com o hard rock dos anos 70.
No início de sua carreira, a banda foi considerada como parte do movimento grunge. Alguns críticos consideraram que seu estilo no início dos anos 90 foi derivado de artistas contemporâneos como Alice in Chains e Pearl Jam. 

Integrantes: Scott Weiland - vocais, Dean DeLeo - guitarras, Robert DeLeo - baixo, Eric Kretz - bateria

A banda foi formada em 1986 sob o nome de Mighty Joe Young, mas logo após assinar com uma gravadora o nome foi mudado para Stone Temple Pilots (STP). Em 1992 lançou seu primeiro álbum “Core” e no ano seguinte se tornou uma das bandas mais famosas dos anos 90. Depois do seu álbum de estreia lançou mais 4 álbuns – “Purple”, “Tiny Music... Songs from Vatican Gift Shop”, “No 4” e “ Shangri-La-Dee-Da. No de 2003 veio a separação rs. E Scott Weiland se tornou vocalista do Velvet Revolver.


Em 2008, a banda se reuniu novamente e anunciou uma turnê pelos EUA, e tocaram juntos pela primeira vez desde 2002. De acordo com Dean DeLeo, a banda resolveu se reunir novamente por causa de um simples telefonema da esposa do Scott. Ela convidou os irmãos DeLeo para tocar em uma festa particular na praia o que levou a reconciliação dos membros da banda. Entretanto, Scott disse em uma entrevista a uma radio no ano de 2010 que reconciliação foi resultado de Dean DeLeo chama-lo e perguntar se ele estaria interessado em se reunir a banda para atração principal do Festival Coachella.

Meus álbuns favorito: “Core” e “No4”. Estes contêm as melhores músicas (pra mim). Desde as músicas mais baladas até as mais pesadas. Eu aprecio muito a sequência das faixas em cada um deles, principalmente no “No4” que a primeira música, "Down", tem uma abordagem bem diferente se comparada aos outros álbuns, e não posso deixar de citar a pegada anos 60 na nona faixa "I got you".  A última música “Atlanta” que é uma música linda, muito emocional e dá um fechamento incrível pro álbum.

Curiosidade: O título do álbum "Nº 4", provavelmente não se refere apenas ao fato deste ser o quarto álbum da banda, mas também a uma particular forma pura de heroína conhecida como "Nº 4". 

Pra se ouvir logo de cara: "Plush", "Creep", "Piece of Pie", "Sex Type Thing", "Wicked Garden", “Sour Girl” e “Atlanta”. Mas se você procurar pelo álbum “Thank you” que reúne uma coletânea das músicas mais famosas, você vai encontrar outras tão boas quanto essas que citei acima.

Por esses dias tenho escutado “Sour Girl”. Umas das minhas favoritas também. Sem falar no vídeo clipe que é muito legal e tem a participação da Sarah Michelle Gellar (a Buffy). Esse álbum é muito bom também devido a combinação do hard rock, do rock alternativo e do heavy metal. Não foi um álbum que vendeu muito bem, mas chegou ao status de platina, então isso acaba que provando sua qualidade.
Vou deixar a discografia mais abaixo, mas pra finalizar não posso deixar de comentar que em Dezembro de 2010, no Via Funchal, aqui em São Paulo, fui ao show do Stone Temple Pilots. Não foi o melhor show do ano pra mim, naquele ano, mas foi um bom show. Segue uma das fotos que estão péssimas, mas que eu tirei no dia. 

Discografia:
* Core - 1992
* Purple - 1994
* Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop - 1996
* Nº 4 - 1999
* Shangri-La Dee Da - 2001
* Thank You -2003
* Stone Temple Pilots - 2010


posted by Fê

Nenhum comentário:

Postar um comentário