terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Porque não gostar de Cinquenta Tons de Cinza



A trilogia “50 tons de cinza” é um retumbante sucesso comercial mundo afora. Mulheres, de diferentes faixas etárias, acotovelam-se nas livrarias para garantir o seu exemplar. Eu, apesar de nunca curtir essas febres, fui também ler o q está deixando a mulherada em polvorosa. Ah, se arrependimento matasse. Mal pude chegar ao fim do primeiro livro e fiquei com vontade de chorar. Só conseguia pensar em como “aquilo” faz tanto sucesso.

Nas próximas linhas, mostrarei meus motivos de repúdio à “obra”.

Em primeiríssimo lugar, na minha humilde opinião, nada q remeta a “saga” Crepúsculo possa ou deva ser levado a sério. Não tenho nada contra literatura juvenil, adolescente. Pelo contrário, acho-a importante: para a faixa etária que se destina. O sucesso deste livro com leitoras mais experientes indica o grau de imaturidade que a leitora brasileira e/ou mundial se encontra.
Em segundo lugar, a obra em si é simplista. Seus personagens são rasos, sem desenvolvimento ou conflitos densos. Tudo é bastante “bobinho” e muito, muito clichê.

Em terceiro, tenho que falar sobre as “famosas” cenas de sexo relatadas no livro. É tudo tão patético, artificial e cafona. Nada parece verossímil ou real.
Mas eu até estaria disposta a relevar todos estes defeitos e considerar a obra um passatempo de péssima qualidade se não fosse por este último e crucial motivo. O personagem Christian Grey. Fico em estado de choque ao ver mulheres e jovens dizerem aos quatro ventos que querem um Christian Grey para elas, que ele é um exemplo de homem, tudo o que uma mulher pode querer. 

Também me preocupa estarmos ensinando as nossas adolescentes que homens como Grey são o exemplo que elas devem procurar. Mas o que há de tão errado com ele, vocês podem me perguntar ? Explicarei a vocês: Ele não é só um dominador na hora do sexo. Ele quer ter controle total e absoluto sobre cada aspecto da vida da Anastacia. Ele quer decidir as roupas que ela deve vestir, o que ela deve comer, quando e como ela vai dirigir. Ela deve se referir a ele como “Amo” e ela deve ser totalmente submissa a ele. Quando ele bate na Anastacia, não há prazer nenhum, ele sente raiva, está bravo com ela.  Mas ele é tão lindo, forte, rico. E daí ? Tudo isso me causa asco, repúdio, indignação.

Mas algumas pessoas me dirão: “Ah, a Anastacia vai mostrar o amor a ele e ele mudará e eles viverão felizes para sempre”. E eu pergunto: E isso é possível ? Na nossa vida real, cotidiana, um homem violento e controlador mudaria ? Caso a filha de vocês namorasse um homem assim, o que vocês diriam a ela ?


Posted by Alê

5 comentários:

  1. É super considerável a sua opinião. Mas acho que antes de ter um opinião formada sobre o livro, você deveria ler toda a sua trilogia. A história vai mudando ao longo do percurso, toma outro rumo. E tem muitas mulheres de 40, 50 anos que já leram esse livro (vi em uma matéria na Veja) e gostaram do jeito do personagem Christian Grey. São gostos e pessoas diferentes.
    O que eu acho extremamente errado é o fato de crianças de 12 a 15 anos lendo isso... aí, eu concordo com o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita. Eu já dei uma boa folheada nos dois livros seguintes, li algumas partes mais importantes e não consigo ver essa mudança toda, mas é sempre bom ver pontos de vista diferentes. Continue nos prestigiando!

      Excluir
  2. Estou lendo e adorando! Sou meio besta...qq história de tentativa de conquista - a la Bridget Jones e sua paixão pelo cara quase inatingível - eu gosto! Concordo que toda história é muito simples e sem muitas complicações: Melancia tem mais personagens.

    Uma das coisas que me revoltam é a possibilidade da personagem ter tipo 5 orgasmos a cada 3 minutos (hehehe, tô forçando!) e tipo: Ahaaaaaammmm! Ela é um homem!

    Enfim, ainda não terminei o livro, mas acho que o que atiça a mulherada é o poder sexual que o cara tem, esse desejo constante, e toda mulher quer ser assim: constantemente desejada. Totalmente dominada, apanhar para o prazer do cara? Discordo. Fazer uma ou duas coisas até vai!

    E gente, que história é essa de garotada ler o livro? Tem que socar os pais que tão comprando!!! Bjuuuus! Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, obrigada por prestigiar o blog.
      Eu sei que ficamos mesmo envolvidas com histórias assim, mas meu problema todo com a obra é em relação aos personagens. Concordo com você, a sexualidade da Anastacia é algo surreal!! rs Mas o modo com que o Christian Grey quer controlar cada pedacinho da vida dela me incomoda demais!!!!

      Excluir
  3. Eu nunca li esse livro e se tem uma coisa que quero dele é distância. Nunca conheci alguém não ache esse livro fútil e simplesmente não entendo porque ele está tendo todo esse destaque ultimamente. Tantos livros maravilhosos esperando para serem comprados e pessoas gastando seu dinheiro com 50 Tons. ¬¬' Mas, como diria minha avó; gosto é como braço, cada um tem o seu Hahahaha' Estou gostando do seu blog e continue assim!

    ResponderExcluir