quarta-feira, 6 de março de 2013

TOP 10 - Séries - 5º Lugar


       LOST (2004 – 2010)

Lost é a série que provoca todo tipo de sentimento no espectador. Você pode amá-la, odiá-la mas nunca você será indiferente a série.

Elenco da primeira temporada
É inegável também reconhecer a sua importância. Foi a série que mudou o jeito das pessoas ao redor do mundo verem TV. Quantas noites não passamos quase em claro para ver a série ao vivo, assistir novamente o episódio e discutir com outros fãs os acontecimentos e as teorias. Quando gente não comentava e discutia a série, seus personagens, tramas e hipóteses na internet??

O piloto foi um dos melhores e o mais caro já produzido. Com um roteiro primoroso, ao final do primeiro episódio já estamos completamente envolvidos com a história e obcecados por ela.

Elenco da sexta e última temporada
Um grupo de sobreviventes de um desastre de avião presos numa ilha deserta cheia de mistérios esperando por um resgate que jamais chegaria. Parece simples, não? Mas não o é. Lost conseguiu falar em assuntos complexos (religião, filosofia, ciência, física) para a grande massa numa TV aberta sem tentar ser didática ou explicativa demais.

A decisão da rede ABC de decretar o final da série três anos antes, dando aos produtores tempo suficiente para realmente planejar o final foi louvável. Ah, alguns podem reclamar dos furos e dos problemas. Sim, eles aconteceram, é claro. Mas é inegável dar mérito a toda história, reconhecer todo o planejamento. Assistindo ao episódios finais da séries percebemos que muitas coisas foram se ligando, se conectando, fazendo sentido a um público sedento de respostas.

Talvez um erro dos roteiristas tenha sido deixar o público sem respostas por tanto tempo. A terceira temporada, embora dona do final mais brilhante e surpreendente de todos os tempos (e da frase mais lembrada por um fã de série: “We have to go back!”), teve episódios de pura enrolação. Mas Lost é dona de tantos personagens ótimos (Jack, Locke, Sawyer, Sayid, Desmond, Bem, Juliet, entre outros tantos) e de episódios sensacionais tais como Walkabout (1x04); Deus Ex Machina (1x19); Man of Science, Mano f Faith (2x01); Live Together, Die Alone (2x23 / 2x24); Flash before your eyes (3x08); Through the Looking Glass (3x23 / 3x24 – sim, este mesmo do recado da mão do Charlie It’s not Penny’s boat.); The Constant (4x05); The Incident (5x16 / 5x17).
Final da terceira temporada:
"We have to go back!"

O famigerado final foi polêmico. Eu mesma não gostei tanto assim do final, a parte da Luz até hoje não me agrada e me provoca raiva. Mas encerrar a série com o Jack fechando os olhos da mesma forma que a série começou foi lindo de se ver.

 Seja através dos flashbacks, flashforwards, flash-sideways, Lost contou uma história incrível capaz de comover e envolver uma multidão de fanáticos e gerar discussões acaloradas mesmo depois do seu fim. Aos fãs, resta a saudade e ver os DVDs. Quem sabe em algum momento não surja uma outra série capaz das mesmas coisas. Como diria Desmond: “I’ll see in another life, brotha!”


Posted by Alê

Um comentário: