sexta-feira, 29 de março de 2013

TOP 5 - Filmes - Anos 2000




      1)  Sangue Negro (There Will Be Blood – 2007)


Resumo: Daniel Plainview, vivido por Daniel Day-Lewis, é um mineiro fracassado e pai solteiro. Descobre um mar de petróleo numa pequena cidade do Oeste americano e então parte para lá com seu filho. Na cidade começa a explorar o petróleo e enriquece, além de começar uma rivalidade com o jovem pastor local, interpretado por Paul Dano.

Opinião: Uma grande metáfora sobre a voracidade letal do capitalismo selvagem, uma critica a alienação da Igreja e como os negócios e a igreja estão relacionados intrinsecamente. O filme é todo expecional, desde o seu prólogo mudo de quase 15 minutos, até a cena da igreja culminando na cena final, sensacional. Daniel Day-Lewis tem a performance de sua carreira e Paul Dano dá um show. Com uma fotografia belíssima, essa é a grande obra-prima de Paul Thomas Anderson, injustiçada pela Academia.

      2)  O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight – 2008)


Resumo: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego. (Fonte: AdoroCinema)

Opinião: Nunca fui fã de filmes de super heróis. Tampouco havia me empolgado com o  primeiro filme da trilogia de Nolan. Mas esse filme mudou tudo. Nolan transformou essa franquia do Batman em algo sério, complexo, assustador e perturbador. Gotham City transformou-se numa megalópole como tantas verdadeiras. A parte política e a luta com os corruptos e os bandidos aproximou-se da vida real. Os questionamentos de Batman e seu alter-ego, Bruce Wayne, pareciam criveis e reais. Com um roteiro incrível, Nolan criou personagens reais, adoráveis e assustadores. Mas é impossível não falar do filme sem citar o desempenho fenomenal de Heath Ledger. Ele fez do Coringa um louco anárquico e insano. Uma criação perturbadora e genial. Um filme imperdível!!


      3)   A Origem (Inception – 2010)


Resumo: Don Cobb é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, ao invés de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. (Fonte: Cineplayers)

Opinião: Com uma história bastante absurda, Nolan (um dos melhores cineastas da atualidade) cria uma obra-prima, falando de sonhos dentro de sonhos, numa trama complexa, dificil e com um visual estupendo. Contando também com boas interpretações de DiCaprio, Ellen Page, Marion Cottilard, o filme é envolvente e tem um final em aberto, digno de discussões eternas. Afinal, o que aquele peão quis dizer?

4)    O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (The Lord of the Rings – The Return of the King – 2003)


Resumo: Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel. (Fonte: AdoroCinema)

Opinião: Peter Jackson conseguiu a proeza de agradar aos fãs mais exigentes de O Senhor dos Anéis. A trilogia é toda bem feita, a caracterização dos personagens, as locações, os efeitos especiais, o elenco, os diálogos. É tudo trabalho de primeira qualidade! Mas este terceiro filme consegue ser ainda melhor dos que os dois primeiros, afinal, todos os acontecimentos convergem para o grande clímax: a destruição do Um Anel. Há diálogos arrebatadores e cenas memoráveis. Enfim, uma conclusão perfeita para um clássico épico moderno.

5)   Bastardos inglórios (Inglorious Bastards – 2009)


Resumo: 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar. (Fonte: AdoroCinema)

Opinião: Na minha opinião, o melhor filme do Tarantino. Começando com duas histórias paralelas que convergem para um final único e arrebatador, sonho de todas as pessoas, com certeza. Tarantino brinca com os estereótipos, faz caricaturas de personagens (é impagável a cena que Brad Pitt tenta falar italiano!). Bastardos Inglórios prova o domínio que Tarantino tem do seu oficio e o quanto ele conhece e entende de cinema. Filme imperdível!!


Posted by Alê

Nenhum comentário:

Postar um comentário