terça-feira, 12 de março de 2013

TOP 10 - Séries - 4º Lugar


THE WIRE (2002 – 2008)


Falar de The Wire no Brasil é falar para um público bem restrito. Poucas pessoas conhecem sobre a série e ainda menos pessoas a assistiram, infelizmente. Tampouco na TV americana a história é diferente. Na HBO vivia à sombra de os sopranos, foi totalmente ignorada pelas premiações e estava sempre em risco de cancelamento devido a baixa audiência. Mas a série conseguiu sobreviver por ótimas 5 temporadas.

A série se passa na cidade de Baltimore e mostra o tema das drogas de diversos pontos de vista, retratando os policiais que investigam o tráfico na cidade, os traficantes, os usuários, os políticos. Não há um protagonista e a cada temporada a história foca num pedaço da cidade e o explora com todos os detalhes num roteiro primoroso (as torres – uma espécie de conjunto habitacional para os mais necessitados – controladas pelos traficantes na primeira temporada; as docas, os sindicatos e a corrupção que os envolve com o tráfico; na terceira temporada, vemos os bastidores da política com a eleição para prefeito; na quarta temporada o foco vai para as escolas e os alunos vitimas do tráfico; na última e quinta temporada o foco volta para a investigação policial e os bastidores de um jornal.

É tudo muito bem escrito (embora as vezes seja impossível entender o que os personagens dizem tamanha a quantidade de gírias em seus discursos), os personagens são cativantes e humanos, cometendo erros e acertando em alguns momentos (como não gostar de McNulty e sua deliciosa loucura? Ou Stringer Bell, o traficante inteligente que quer legalizar seus negócios e virar um empreendedor? Ou Bubbles, o viciado de bom coração cuja vida foi destruída pelas drogas e pelas ruas?) Os policiais não são super heróis, não contam com recursos além da obstinação. É tudo muito real. Alias, a fotografia da série é impressionante. As imagens parecem captadas por câmeras baratas o que ressalta ainda mais essa realidade e mostra o cuidado dos produtores da série.

Para quem quer deslumbrar-se com uma série feita com esmero e dedicação, que te cativa e faz uma excelente analise sociológica do tráfico de drogas, aí vai um conselho: Assista The Wire! Assista, assista, assista! E não se arrependerá de mais de 60 horas de pura obra de arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário