terça-feira, 5 de março de 2013

TOP 5 - Filmes - Década de 80



     1)  Touro indomável (Ranging Bull – 1980)

Resumo: O filme mostra a ascensão profissional de Jake La Motta, pugilista conhecido como o touro do Bronx e a sua decadência moral e familiar.



 Opinião: A grande obra-prima de Scorsese. Um filme inteiro dedicado a personagem complexo e violento, sem pudores e sem moralismo. A transformação física que DeNiro sofreu para o papel é só um dos fatores na brilhante composição do personagem. Conseguimos captar toda a sua bravura dentro do ringue. Ele é uma máquina de bater, um monstro, o melhor. Quando está em sua casa, com sua esposa ou seu irmão, Jake revela a sua humanidade, seus problemas, seus defeitos, a sua agressividade e seu poder de destruir todas as relações com aqueles que o amam. Um filme perfeito, difícil e assombroso.

      2)    O iluminado (The Shining – 1980)

Resumo: Jack Torrence (Jack Nicholson) consegue um emprego de vigia num hotel durante o período de inverno. Ele leva sua esposa e seu filho para que não precise ficar sozinho durante este tempo todo. Porém com isolamento constante, Jack começa a ter alucinações e visões.


Opinião: Uma grande obra-prima do terror. O filme realmente dá ao espectador essa sensação de isolamento e o frio e a neve tornam a visão do hotel ainda mais desoladora e assustadora. Gradualmente vemos o personagem de Nicholson enlouquecer (numa performance extraordinária) e como isso afeta a sua esposa (personagem de Shelley Duvall) e o seu filho Danny, culminando num final perturbador. A trilha sonora é ótima e a direção de Stanley Kubrick é primorosa também.

      3)    Scarface (Scarface – 1983)

Resumo: A ascensão e queda de Tony Montana, cubano que consegue construir um império das drogas na cidade de Miami.


Opinião: Ao falar da trajetória do traficante Tony Montana de imigrante cubano ao rei do tráfico em Miami, retratando com cores fortes e reais o submundo das drogas não podemos esperar um filme sem violência. Scarface é, sim, muito violento. É também um filme que não prima pelo politicamente correto. Há cenas de tortura, de consumo de drogas, há inúmeros comentários racistas ditos pelos personagens ao se referir a Tony e uma sugestão de incesto entre Tony e sua irmã Gina. Toda a construção do personagem Tony é feita com muito cuidado ao longo dos 170 minutos de filme e por este motivo, apesar de Tony ser desprezível, torcemos para o seu sucesso. O belo roteiro de Oliver Stone (quando este ainda não era um louco ridículo), a direção precisa de Brian De Palma e a interpretação exagerada, mas competente de Al Pacino fazem do filme uma preciosidade. A cena final, quando Pacino fala uma das frases mais conhecidas do cinema “Say hello to my little friend” é espetacular, apesar de um nível de violência absurdo.

      4)     De volta para o futuro (Back to the Future – 1985)


Resumo: Marty McFly é o típico adolescente norte-americano dos anos 80, que é enviado de volta no tempo, para 1955, por uma invenção (o DeLorean) do excêntrico Dr. Brown. Enquanto estiver no passado, Marty deve tomar cuidado para não interferir em nada, para que o futuro não seja alterado. Porém, sua futura mãe acaba se apaixonando por ele, e as coisas começam a dar errado. (Fonte: CinePlayers)

Opinião: Um dos representantes máximos do maravilhoso cinema pipoca de década de 80. Tratando de um tema difícil como viagens no tempo, Robert Zemeckis consegue fazer um filme cativante onde mistura ação, comédia, romance com personagens adoráveis e divertidos. Um clássico, com a mais absoluta certeza!

      5)       Os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark – 1981)


Resumo: Indiana Jones, arqueólogo e aventureiro, é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo a lenda contém os 10 Mandamentos. Mas para isso Jones terá que enfrentar adversários terríveis: os nazistas.

Opinião: Outro grande representante do cinema de aventura da década de 80. Harrison Ford encarna Indiana Jones com tal maestria que em momento algum podemos imaginar algum outro ator para o papel. O personagem destoa do estereótipo de super herói. É real, de carne e osso, tem defeitos, é egoísta e gosta de resolver tudo da maneira mais fácil. A trama é repleta de ação e aventura e tem cenas de muito humor. A trilha sonora inconfundível e o figurino tão característico de Indiana Jones contribuem para que o filme seja mesmo inesquecível.

Posted by Alê

Um comentário:

  1. Ooi, tem um selo literário pra você lá no Leitor Sórdido, to te esperando ;D

    http://oleitorsordido.blogspot.com.br/2013/03/selo-literario-2013.html#more

    ResponderExcluir