quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Pitacos sobre os indicados ao Oscar 2015 de Melhor Filme



Há tempos não via uma safra de filmes tão medianos indicados ao Oscar. Mas vamos lá:

Boyhood – Da Infância à Juventude


Na minha opinião, o filme será o vencedor da noite, até pela excentricidade de ter demorado 12 anos para ser filmado.

 É intenso e universal apesar de muito simples. E fala da vida, sem rodeios e sem máscaras. Mostra um menino (Mason) tornar-se um rapaz e seus pais errando muitas vezes mais do que gostariam, mas sempre tentando acertar. É fácil de identificar com a nossa própria vida, com as nossas memórias. Todos nós passamos por alguns questionamentos que aqueles personagens passam.


Birdman

Que filme fantástico! Conta a história de um ator, famoso por ter interpretado um super herói (que dá nome ao filme) há 20 anos atrás, tentando dirigir, produzir e atuar em uma peça da Broadway para levantar sua carreira. Qualquer semelhança com a própria carreira de Michael Keaton aqui é pura coincidência, apesar de Iñárritu afirmar ter escrito o personagem especialmente para Keaton.


O filme praticamente não tem cortes, tudo vai acontecendo sem quebras, num ritmo alucinante e com diálogos profundos. Os personagens secundários são ótimos, com destaque absoluto para Edward Norton e Emma Stone. E Michael Keaton arrasa. A cena em que ele corre só de cueca pela Times Square é antológica desde já.

Sniper Americano


Eu gosto dos filmes do Eastwood, mas dessa vez vou ter que falar mal. Não curti nadinha do filme.  Conta a história de Chris Kyle, um “herói” de guerra americano, um franco atirador que matou muita gente durante a guerra no Iraque. 

O filme carrega no patriotismo (até ai nenhuma novidade, a maioria dos filmes de guerra são assim) e glorifica a imagem do soldado que mais matou gente no Iraque, sempre lembrando-se de mostrar o outro lado como o lado mau. Essa visão simplista de um assunto tão complexo faz com que o filme seja chato.


O Grande Hotel Budapeste

Um filme com a cara do Wes Anderson. Uma fotografia bem peculiar e bastante humor. Achei o filme bem leve e espirituoso, porém nada além. 

Conta a história do gerente do hotel do título que ao lado do empregado Zero vivem aventuras tais como o roubo de um quadro famoso, a disputa entre os herdeiros de uma viúva rica e a Primeira Guerra Mundial.
.
O Jogo da Imitação

Conta a história do gênio matemático, Alan Turing (interpretado de forma honesta e brilhante pelo excelente Benedict Cumberbatch) que trabalhou para a inteligência britânica durante a Segunda Guerra criando uma máquina capaz de quebrar as mensagens em código da inteligência alemã e vencer a guerra. Porém, Turing é perseguido por se assumir homessexual e submetido a castração química.


O filme não tem nada de brilhante e muitas vezes é chato, além da sempre ruim e forçada interpretação da Keira Knightley, mas vale a pena assistir para conhecer um pouco a história deste homem tão importante para o final da guerra e que permaneceu escondida por quase 50 anos.


Selma

Segregação, preconceito racial, ódio, violência tudo isso no filme que conta os momentos finais de Martin Luther King. Um filme necessário e muito bem interpretado. Porém sem grandes chances.

 

Whiplash – Em Busca da Perfeição  
       
O segundo filme mais independente da lista de indicados é um intenso e ousado, um deleite. Conta a história de um garoto que deseja ardentemente ser o melhor baterista de jazz do mundo. 

Ele estuda numa renomada escola de música e entra para a banda do regente que é conhecido por maltratar seus alunos para estimulá-los a buscar a perfeição.  A relação entre mestre e aprendiz será dura, explosiva, assombrosa e brilhante.

Vale ressaltar a interpretação divina de J.K. Simmons. Filme imperdível!

A Teoria de Tudo

Pense em Stephen Hawking, o homem mais inteligente do planeta. Pense que além de gênio, este homem foi diagnosticado Esclerose Lateral Amiotrófica (perda de movimentos musculares) por volta dos 20 anos e com prognóstico de poucos anos de vida. Pense que este homem sobreviveu e superou tudo isso, casou, teve filhos e formulou as teorias mais inteligentes deste Einstein apesar do corpo definhado seu cérebro sempre funcionou.



O filme mostra tudo isso, focando na relação de Stephen com sua esposa e na degeneração física que ele sofreu ao longo dos anos. O trabalho corporal do jovem Eddie Redmayne é assombroso e intenso. Apesar de ser piegas em alguns momentos, o filme é muito bom exatamente por retratar a história de alguém tão fabuloso. 

Posted by Alê

Nenhum comentário:

Postar um comentário