sábado, 28 de fevereiro de 2015

A Infantilização do Público

Caro leitor, pegue o guia da semana e veja quais filmes estão em cartaz nos cinemas da sua cidade. Agora responda: Quantos deles são continuações? Quantos são baseados em histórias em quadrinhos ou super heróis? Quantos deles tem uma temática mais adolescente e são voltados para o público mais jovem? Lanço um desafio: Onde estão os filmes com temáticas mais sérias, voltadas para um público mais adulto? Provavelmente, você leitor, notará que estes filmes estarão quase que exclusivamente restritos aos cinemas “cult”, não nos grandes circuitos. Alguém consegue me responder por qual motivo isso acontece?

Em primeiro lugar não tenho absolutamente nada contra filmes “blockbusters”. Eu adoro! São ótimos quando você chega cansado do trabalho e quer simplesmente relaxar e não pensar em nada. Eles dão um lucro imenso aos estúdios e também não vejo mal nenhum nisso, uma vez que os estúdios são empresas e precisam de lucro para sobreviver. Tampouco vejo algum problema em adolescentes fissurados no mais novo filme da saga x ou no mais recente lançamento do super herói y. Mas me incomoda imensamente ver adultos de 30, 40 anos completamente alucinados com esse tipo de cinema.

Em segundo lugar, deixo claro que também detesto os chamados “filmes cabeça” feitos por pseudo intelectuais com 4, 5 horas de duração e nenhuma emoção. Acredito que deve haver um meio termo que há muito tempo foi esquecido.

Responda agora, leitor, quais foram os filmes mais famosos, premiados e assistidos na década de 60 ou 70? Você provavelmente citará filmes como “O Poderoso Chefão”, “Um Estranho no Ninho”, “Lawrence da Arábia”, “Golpe de Mestre”, “Perdidos na Noite”, “Rocky” entre outros. E atualmente quais seriam estes filmes? “Thor”, “Vingadores”, “Jogos Vorazes” e vários outros cuja temática apela ao público adolescente.

O cinema com filmes adultos morreu...acabou, infelizmente. Muitos espectadores órfãos deste cinema migraram para a TV, para os dramas da época de ouro da televisão, tais como “The Sopranos”, “The Shield”, “The Killing”, “Breaking Bad”, “Damages”, “Boardwalk Empire”, “Deadwood”, etc. Porém até na TV a infantilização do público predomina atualmente. Vemos séries com temática adolescente estourarem de audiência enquanto os dramas adultos estão agonizando (um dos últimos remanescentes dessa era de ouro, “Mad Men”, chega ao fim este ano).

Na música este processo de infantilização é ainda mais visível e crítico. Basta dar uma leve olhada no que faz sucesso hoje em dia, nas músicas tolas e rasas, com refrões cheios de palavrões e insinuações sexuais.


O público está infantil e isso é irreversível, na minha opinião. Só me resta lamentar e muito estes adultos com síndrome de Peter Pan que estão levando as artes ao fundo do poço.

Posted by Alê

Nenhum comentário:

Postar um comentário